Comunicado | Comunicado 001/2012 – Normas e procedimentos

Comunicado | Comunicado 001/2012 – Normas e procedimentos

Caros amigos,

Mais uma vez pedimos a sua atenção com relação as normas adotadas nos Amigos do Sopão, bem como observar alguns procedimentos que estão necessitando de ajustes.

1 – Entrega dos marmitex/Leite: A entrega do marmitex deverá ser feita somente ao irmão que estiver no local da entrega, não sendo permitido entregar mais de um, nem deixar quando não tiver ninguém no local. (Conforme norma de serviço 001/2010)
O leite deve ser entregue preferencialmente as gestantes, mulheres com crianças de colo e idosos.

2 – Pedimos maior atenção com relação a guarda dos coletes (Dobrar e colocar na maleta), imãs (retirar do carro, guardar na sacola e deixar dentro de uma caixa posicionado reto para não estragar), isopores (verificar se não houve vazamento, se necessário lavar com água), papelões que estão sem condição de uso (favor jogar em uma lixeira no caminho)

3 – Na parada da Liberdade (Mc Donald’s): Para manter a cidade limpa e não termos problemas com os moradores da região, pedimos que seja recolhido todo o lixo. (sacos de lixos e luvas cirúrgicas, devem ser levados na caixa da rua) Nas outras paradas também se faz necessário mantermos a limpeza, é que a Liberdade é um local com muita gente e usamos como referência.

4 – Divisão de rota: A divisão na rota de entrega não é permitida, pois o trabalho deve ser iniciado e encerrado com todo grupo unido. A nossa intenção não é entregar marmitex delivery para acabar cedo e sim levar um prato de comida, banana e o suco, junto com amor, carinho e dedicação ao nosso irmão de rua.
O trabalho de entrega deve ser prazeroso para o voluntário, portanto quando vc for para a rua, se desligue por umas horas dos seus problemas, abra seu coração, saia de casa sem hora marcada para voltar, curta a entrega de corpo e alma, pois só assim vc estará em conexão com nossos irmãos de rua e com o grupo.

5 – Momentos de oração: Somos um grupo ecumênico, sabemos então que nem todos são católicos, mas devemos respeitar a opção religiosa do grupo e da Instituição onde colaboramos.

6 – Embalagem do marmitex: Cuidado na hora da embalagem dos marmitex para não deixar muito vazio. Lembrando que não estamos visando quantidade e sim qualidade.

7 – Preparação/Entrega do Suco/água: O suco deve ser preparado com água filtrada, que deverá ser retirada do filtro dentro da cozinha. São preparados 50 litros de suco, ou seja 5 sacos que fazem 10 litros ( todos do mesmo sabor ).
Deverão ser preparadas 40 garrafas com água filtrada.
A entrega do suco é livre, ou seja pode-se dar quantos copos nossos irmãos pedirem e se for constatado que a quantidade fornecida está sendo insuficiente, relatar ao coordenador da rua para que o mesmo nos comunique, assim podemos tomar as devidas providências. Com relação a água, devemos oferecer aos nossos irmãos e proceder da mesma forma se for constatado que a quantidade levada está insuficiente.
Obs.: Aconteceram algumas vezes de voltar água e até suco, portanto ofereça água aos nossos irmãos e se por acaso houver garrafas de suco no final, entregue todas.

Os galões de 5 litros não devem ser deixados para nossos irmãos, pois os mesmos serão utilizados para a semana seguinte.
Pedimos a colaboração de passar uma água nos mesmos para que o suco não seque e grude nas paredes do galão.

8 – Promessas na rua: Não deve ser feita nenhuma promessa a nenhum dos nossos irmãos de rua.
Qualquer item que seja solicitado por eles, deve ser anotado no relatório de rua ou enviado pelo e-mail: amigosdosopao@amigosdosopao.org, informando o local, o nome da pessoa, e o pedido, para verificarmos se poderemos ajudar.

9 – Presença na escala: Para evitarmos superlotação na cozinha e deixarmos voluntários de fora da entrega, pedimos que a presença seja confirmada até a sexta-feira anterior a data do evento.

Pedimos a gentileza de não aparecer na cozinha ou na entrega de rua sem avisar.

10 – Gostaríamos de pedir as pessoas que levam os panos de prato e aventais para lavar em casa, que tragam os mesmos na semana seguinte, pois constatamos neste sábado 21/01, que estamos praticamente sem esses dois itens na cozinha.

Pedimos que verifiquem se não estão com panos de pratos e aventais em casa que levaram para lavar e não devolveram.

11 – Corda de amarrar as caixas de isopor: Já foram compradas 2 cordas que foram usadas na Effa e desapareceram, além de umas amarras que ganhamos. Pedimos mais zelo com os ” bens ” dos Amigos do Sopão, pois vivemos de doações e não temos condições de comprar cordas toda semana.

Após o uso da corda na entrega, favor colocar a mesma em uma sacolinha plástica e guardar dentro da mala do coletes.

12 – Coletes de identificação (laranja): Muitos colotes já sumiram, estamos com um número de coletes baixo e a grande maioria deles já está perto do final de sua vida útil.
Vamos fazer uma encomenda de novos coletes, com uma nova cor, mas vamos vendê-lo a quem quiser adquirir. A sugestão de preço seria R$ 9,00 por unidade. (Preço de custo do colete+estampa).
Pedimos que após a entrega os coletes sejam dobrados e guardados na malinha. Se houver algum colete sujo, pode deixar em uma sacolinha amarrada na alça da maleta para que possamos lavá-lo.
Pedimos que verifiquem se não ficaram com algum colete dentro do carro, porta-malas, levaram para lavar e não devolveram.

A identificação na rua por meio de um colete com uma cor chamativa é imprescindível para a segurança do voluntário na entrega de rua.

Se houver dúvidas, elogios, sugestões ou reclamações, estamos a disposição pelo e-mail: amigosdosopao@amigosdosopao.org

Por fim, pedimos a colaboração de todos
para que possamos fazer um Amigos do Sopão
melhor para os voluntários e nossos irmãos de rua em 2012.

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.
Albert Schweitzer

Agradecemos a todos a atenção dispensada e ficamos a disposição para esclarecimentos.

Um abraço,

Arnaldo
Amigos do Sopão
Alameda dos Guaiós, 40
Santuário São Judas Tadeu – São Paulo – SP
Ajudar o próximo é um ato voluntário de amor.