Procedimento de Entrega na Rua

ANEXO II – Procedimentos e Roteiro para os trabalhos de Entrega na Rua

 

Seguir as instruções do coordenador, ele é o responsável nas atividades da rua.

O coordenador de rua tem a responsabilidade de verificar os itens para levar, coordenar as ações nas paradas e guardar todo o material ao final da entrega.

Ele quem dita o ritmo da entrega, tempo nas paradas, observando as necessidades, acolhendo, escutando e dando a devida atenção a quem precisa.

Não é o único com responsabilidades, todo voluntário participante da escala tem que ajudá-lo e respeitar suas decisões.

Horário de Saída:

O horário de saída dos carros para a entrega na rua será às 18:00 hs.
Favor chegar com 1 hora de antecedência para ajudar a carregar o carro da entrega.

Atrasos : Tolerância de espera com aviso prévio de 10 minutos.
Favor contactar a coordenação geral : 11 95381-5921

Entrega dos marmitex:

SERÁ ENTREGUE APENAS UMA UNIDADE DE MARMITEX PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM NO LOCAL.

É importante explicar com carinho aos nossos irmãos que entregaremos apenas uma unidade para quem está presente, aliás, eles sabem mais ou menos o horário que passamos, então devem avisar aos filhos e outros que fiquem ali, nos aguardando.

Identificação:

Os imãs deverão ser colocados em todos os veículos que participarão da entrega. (Não está em uso no momento)
Todos os voluntários deverão usar os coletes as entregas, para que possa ser identificado com facilidade, visando sua segurança.

Orientações:

– É proibido doar ou comprar medicamentos para os Irmãos de Rua em qualquer situação.
Se for constatado que necessite de cuidados médicos devemos chamar o Samu (192)
– É proibido dar dinheiro
– Doações individuais e promessas de levar alguma coisa, não são permitidas.
Se o voluntário quiser levar alguma coisa para algum morador ou família específica, pedimos que esta entrega seja feita fora do horário de entrega do Sopão e que seja explicado que se trata de uma doação por iniciativa própria, que não há vínculo da mesma com os Amigos do Sopão.
– Qualquer doação que levamos, roupas, cobertores, toucas, meias, brinquedos, doces, etc, são entregue a todos sem distinção.
– Ao se escalar para a entrega de rua, lembre-se que está DISPONIBILIZANDO SEU TEMPO PARA AJUDAR O PRÓXIMO, levando carinho, amor, um ombro amigo, ” um orelhão ” para poder escutar o que eles te a dizer, desabafar, enfim, não vamos somente entregar comida, vamos para doar nosso amor e carinho para nossos Irmãos, sendo assim, é importante lembrar que não fazemos esse trabalho para matar a somente a fome dos nossos irmãos, portanto os recebam com um sorriso, dê um aperto de mão, um abraço, conversem, eles necessitam muito desta nossa interação e de nosso amor e carinho. É muito importante ter paciência, tratar bem é essencial.
Interaja com nossos irmãos e SAIA DE CASA SEM HORA PARA VOLTAR, pois só assim conseguiremos dar a devida atenção aos nossos irmãos.
– Na parada do Posto Ipiranga da Av. dos Bandeirantes, pedimos que seja utilizada somente para usar o banheiro e não para lanchar, isso prejudica a entrega e devemos lembrar que estamos na rua com a missão de ajudar o próximo e temos que cumpri-la.

Itens para entrega:

1. Marmitex : conforme informação acima
2. Leite: Deve ser entregue para as mães com crianças de colo, aos idosos, gestantes e a quem identificar a necessidade de receber.
3. Suco: Entregue individualmente em copos descartáveis.
4. Água: Distribuição livre em todas as paradas.
5. Sobremesa: Uma banana para cada marmitex.
6. Sacolinhas e sacos de lixo: verificar a necessidade em cada parada
7. Roupas e Cobertores: com atenção à necessidade de cada um
8. Entregas especiais (Natal, dia das crianças, páscoa) – dependerá dos itens disponíveis na época

Pontos de Parada:

Nas paradas, relacionadas a seguir, se encontram irmãos moradores em situação de rua que nos aguardam, portanto é muito importante contemplar a todos.
Irmãos encontrados durante o percurso, também deverão receber nossa atenção!

1ª parada:
Rua Haberbeck Brandão (final da José Maria Whitaker).

2ª parada:
Viaduto do Aeroporto
Av. dos Bandeirantes – Sentido Marginal Pinheiros

3ª parada:
Viaduto Vereador José Diniz (Projeto Tesourinha)
Av. dos Bandeirantes – Sentido Marginal Pinheiros

4ª parada:
Viaduto Santo Amaro
Av. dos Bandeirantes – Sentido Marginal Pinheiros

5ª parada:
Viaduto Santo Amaro
Av. dos Bandeirantes – Sentido Imigrantes

5ª parada:
Viaduto Vereador José Diniz
Av. dos Bandeirantes – Lado direito sentido imigrantes

Após a entrega no Viaduto Vereador José Diniz, passar na rua lateral do Posto Ipiranga ainda na Av. dos Bandeirantes, se deslocar para a Av. 23 e Maio, até a Av. Liberdade ( acesso pelo Viaduto Pedroso ), Metrô Liberdade, Praça João Mendes, e prosseguir pela Avenida Liberdade sentido Jabaquara, entrar no Viaduto Pedroso, seguir em frente, atravessar a Av. Brigadeiro Luis Antonio, entrar a direita no acesso a rua Rui Barbosa e seguir a Rua Santo Antonio, depois na Rua General Craveiro Lopes, seguir em frente até o Sacolão da Bela Vista, virar a esquerda na Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho e estacionar os carros embaixo do Viaduto Jaceguai, onde levamos o alimento a pé pelas imediações. Após esta parada seguir em frente até a Rua Santo Amaro x Praça Pérola Byington.

I M P O R T A N T E:

A entrega na Rua Boa Vista mais conhecida como rua do impostômetro está suspensa, pois na região existem muitos grupos que entregam alimento e se nós formos até este local vamos acabar entregando marmitex pela 2ª, 3ª e em alguns casos até a 4ª vez e também não vamos acolher nossos irmãos como devemos, pois neste local na maioria das vezes a entrega é rápida sem nenhuma acolhida.

Tivemos recentemente algumas alterações no roteiro de entrega. A rota acima é o roteiro fixo e existem várias outras paradas onde é entregue conforme a necessidade.

As rotas de entrega podem ser alteradas a qualquer momento conforme necessidade.