Regimento Interno

Amigos do Sopão – Santuário São Judas Tadeu – SP

NOSSA MISSÃO

Levar a nossos irmãos de rua, amor em forma de carinho e atenção, bem como, alimentos e suprimentos.

REGIMENTO INTERNO

O presente regimento interno objetiva regulamentar o trabalho voluntário do grupo Amigos do Sopão, denominado serviço social do Santuário São Judas Tadeu.

Os trabalhos iniciaram-se aos 13 dias do mês de maio de 2006. Este grupo é formado por voluntários que doam seu tempo para confeccionar alimentos a serem distribuídos a moradores de rua na cidade de São Paulo.

É utilizada a cozinha cedida pelo Santuário que está localizada na Alameda dos Guaiós, 40 no Bairro da Saúde – São Paulo – SP CEP 04070-000.

DA COORDENAÇÃO GERAL

O grupo é coordenado por Arnaldo Silva Junior, voluntário e participante do grupo.

DA COORDENAÇÃO DA COZINHA

A coordenação de cozinha tem como objetivo elaborar o cardápio, se responsabilizar pela confecção e embalagem do alimento.

DA COORDENAÇÃO DE RUA

A coordenação de rua tem como objetivo organizar a entrega.

DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

Qualquer pessoa pode ser voluntario do Amigos do Sopão, desde que sejam respeitadas as seguintes regras:

Art. 1 – O comparecimento é obrigatório pelo menos 1 (uma) vez por mês para doar seu tempo, seja para confecção do alimento ou para entregá-lo aos nossos assistidos. O comprometimento com a causa é de extrema importância.
1.1 O não cumprimento deste artigo implicará no desligamento automático do grupo.
1.2 Caso haja necessidade de afastamento temporário, favor nos comunicar para que não haja desligamento por falta de participação.
1.3 Após o desligamento o voluntário que desejar retornar as atividades do grupo, deverá preencher o cadastro novamente para atualização dos dados, bem como se atualizar dos termos de nosso regimento interno.
1.4 Após ser reintegrado, o voluntário somente poderá participar na semana seguinte ao dia da sua reintegração.
1.5 Após ser desligado por 2 vezes, sem justificativa, o voluntário não será mais integrado ao grupo.

Art. 2 – É permitida a permanência de menores de 18 anos nas atividades de cozinha, acompanhado dos pais. Por segurança, menores de 15 anos somente só podem exercer atividades do lado externo da cozinha. Atividades na entrega de rua somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Deve ser enviado cópia do RG do voluntário menor e do responsável pela autorização para que seja comprovado parentesco. Essa medida é adotada para que os pais tenham ciência de que seu filho sairá com o grupo em entrega na rua ou estará na cozinha prestando serviço voluntário.

Art. 3 – O horário de início dos trabalhos de confecção do alimento se dá às 12h com seu término previsto para as 19h. Todos os voluntários participantes da cozinha, devem ajudar o coordenador na limpeza após o encerramento das atividades.
3.1 Caso o voluntário não termine sua jornada no horário estabelecido, será advertido e na reincidência não poderemos mais confirmar o voluntário na escala.

Art. 4 – Os trabalhos de entrega nas ruas se iniciam às 18h, sendo que o horário estabelecido para seu encerramento se dará ao término dos marmitex, trabalho este feito com tempo hábil para interação com os irmãos.
4.1 Caso haja atraso por parte do voluntário o mesmo deverá nos ligar para comunicar o fato.
4.2 Os voluntários devem chegar às 17h para organização da saída para a rua.

Art. 5 – Todo voluntário que se escalar para ajudar, deverá permanecer junto ao grupo até o encerramento dos trabalhos da cozinha (fechamento dos marmitex e limpeza) e da entrega de rua.

Art. 6 – A presença do voluntário na escala, somente deve ser considerada efetiva, após receber da coordenação, resposta de confirmação do seu pedido por e-mail.
6.1 Em caso da impossibilidade de comparecimento, deverá ser comunicada, com no mínimo de 24 horas de antecedência ou o mais breve possível em casos de urgência ou emergência.
6.2 As vagas são limitadas, portanto o não comparecimento pode ocasionar transtornos nas equipes.
6.3 Não enviar nome para escala se não houver vagas, aguardar o próximo e-mail com vagas disponíveis.
6.4 Não comparecer em nenhuma escala sem estar confirmado. Se isto ocorrer o voluntário não poderá participar das atividades.

Art. 7 – Meio de comunicação com os Amigos do Sopão : E-mail: arnaldo@amigosdosopao.org ou voz no ( DDD 11 ) 95381-5921, com Arnaldo.

Art. 8 – A solicitação para participação em escala ( cozinha ou rua ), deve ser efetuada apenas por e-mail ou nos casos de quem não tem e-mail, poderá ser feita por telefone, sendo vedada a solicitação via whatsapp.
8.1 A escala deve ser respondida até às 18h da quinta-feira anterior ao evento.

Art. 9 – É recomendado que todo integrante novo leia a cartilha do voluntário.

Art. 10 – Quanto aos procedimentos dos trabalhos na cozinha:
Deverá ser respeitado o constante no ANEXO I – Procedimentos dos trabalhos na cozinha.

Art. 11 – Quanto aos procedimentos e roteiro para os trabalhos de entrega na rua:
Deverá ser respeitado o constante no ANEXO II – Procedimentos e roteiro para os trabalhos de entrega na rua.

Art. 12 – Foram designados para a cozinha e rua, coordenadores, que são responsáveis pela preparação e entrega dos alimentos. Esses coordenadores, seguem orientações da coordenação geral, portanto se houver alguma questão que vc não concorde, uma sugestão, uma crítica, não deixe de nos procurar.

Art. 13 – Para emissão de declaração de voluntariado, o voluntário tem que participar das atividades do grupo no mínimo 6 meses.

Art. 14 – Críticas, reclamações e sugestões devem ser enviadas pelo e-mail: arnaldo@amigosdosopao.org ou pelo telefone 11 95381-5921.